PROJETO SONHO DE NATAL EM MAUÉS-AM

| PORTUGUES | ENGLISH |
_____________________________

PROJETO SONHO DE NATAL 2018

IDENTIFICAÇÃO

Foco do Projeto: Arrecadação de alimentos e agasalhos para atingir 50 famílias carentes.

Elaboração: OSCIP Maués-Amazonas-Brasil

Público Alvo: Crianças, Jovens e Adultos em estado de fome e pobreza.

APRESENTAÇÃO

O projeto é uma concretização da atividade social, que ocorre todo ano no mês de dezembro, visando ajudar pessoas carentes despertando atitudes e sentimentos de solidariedade. É através do gesto da doação que aos poucos irão perceber a importância de se dividir o pouco que se tem com quem tem menos ainda.

Com a participação dos voluntários, é feito um momento de reflexão e são apresentadas algumas virtudes a serem trabalhadas no período da realização do projeto, com panfletos sobre direitos humanos. Seu intuito é propor que façam a doações de alimentos não perecíveis e roupas, estipulando um prazo mínimo de dias.
Sabemos que o mundo de forma geral e principalmente a mídia trabalha valores diferentes daqueles que são importantes para o desenvolvimento de pessoas em estado de pobreza, portanto o projeto vem de encontro ao nosso anseio de incutir esses valores que tantas vezes são falhos na humanidade de forma geral.
Nosso foco maior é arrecadar doações, ajudando nesse período importante que é o Natal, pessoas que tanto necessitam. No final do projeto, os alimentos e roupas arrecadados serão doados para algumas famílias que também foram identificadas em condições desumanas.

JUSTIFICATIVA

O município de Maués como outra cidade qualquer apresenta muitos problemas de ordem social. Bairros desestruturados em que famílias encontram-se em situações financeiras precárias, onde a falta de emprego é o fator principal para o crescimento da pobreza. Pais que em busca do provento de seus filhos e filhas, lançam-se a procura através de meios, muitas vezes, indignos ao ser humano de suprir a necessidade de sobrevivência da família. Pensando nesse suplício, do qual qualquer um pode fazer parte, o OSCIP MAUÉS/AM, decidiu juntamente com VOLUNTÁRIOS resolveu empenhar-se em um projeto visando infundir em nossa sociedade o espírito de fraternidade desenvolvendo uma campanha de arrecadação de alimento e roupas.

Sabemos que uma mera campanha não resolverá o problema, mas o nosso objetivo que vai ajudar 50 famílias, também visa mostrar a comunidade e até mesmo aos governantes que há solução para o problema, basta que sejamos unidos e que não pensemos só em nós.

“Uma casa não é construída por uma única peça maciça, mas de tijolos que são postos um a um. Uma cesta de alimentos não resolve o problema, mas anuncia que ainda há pessoas humanas interessadas em ajudar”.

OBJETIVO
- Propiciar a sociedade uma maior compreensão do que é solidariedade, despertando nele atitudes solidárias e de humildade;
- Desenvolver o senso de partilha, despertando a percepção em relação ao contexto social no qual estamos inseridos.
- Contribuir para que moradores locais possam perceber que as mudanças necessárias para esse enredo, devem partir de cada um de nós, proporcionando momentos de reflexão
- Vivenciar virtudes tão necessárias para um bom convívio em sociedade e que muitas vezes acabam por se perder no caminho da evolução.

DESENVOLVIMENTO
O projeto de doação de alimento e roupas será um trabalho de cunho social realizado em um bairro chamado DONGA MICHILES que envolve famílias carentes, contando com a participação da comunidade, empenhados em fazer, espontaneamente, doações de alimentos e roupas para pessoas carentes.

Na abertura dessa campanha, todos e todas fazem suas doações pessoalmente ou por depósitos bancários, dentro do mês de novembro e parte do mês de dezembro deste ano, um período de aproximadamente quarenta e cinco dias, os voluntários envolvidos num espírito de partilha também fazem suas doações. O encerramento da campanha será realizado na semana que antecede o Natal, havendo a participação de toda a comunidade com uma Celebração feita realizada pelas pessoas da comunidade.

O repasse dos alimentos e roupas arrecadados durante a campanha é feito ao COLETIVO OSCIP MAUÉS-AM, com endereço de arrecadação na RUA LARGO MARECHAL DEODORO N. 229 – CENTRO, com BEATRIZ CRISTINA DA SILVA GOES (BRASIL) Contato: 092 99145-5039, e no Exterior para JESSICA MARIA GOES WILLIAMSONS (EUA), Contato: +1 225 287-0740.

O COLETIVO organiza-se de forma a propiciar um ambiente agradável a todos, onde os participantes congratulam-se num espírito de confraternização. Além de todo o trabalho de solidariedade com a arrecadação dos alimentos e roupas, os voluntários conhecem e podem discutir sobre muitas outras virtudes, expressando suas opiniões e partilhando com os demais seu aprendizado e seu conhecimento.

AVALIAÇÃO
Serão avaliados o empenho e participação dos voluntários e sua concepção de solidariedade e partilha, através de arrecadação de alimentos e roupas realizada espontaneamente pelos voluntários a fim de ajudar ao próximo sem exigir nada em troca. Ao final, serão disponibilizadas fotos produzidas durante toda a atividade do projeto e disponibilizadas na internet.

O site http://amargem.libertar.org/SonhoDeNatalMauesAm, se tornou parceiro deste lindo projeto. Onde poderá ser consultada a programação deste projeto.

Veja as atividades: Fotos

AttachmentSize
OSCIP.jpg10.93 KB